20/02/2016

Estilos de Decoração

Acho que a tarefa mais difícil na hora de decorar é descobrir qual a cara que se quer dar ao lugar. Por exemplo, a pessoa pode gostar muito de casas de madeira, mas na hora que vai decorar sua própria não consegue fugir do lugar comum ao usar revestimentos frios como granitos e porcelanatos.
Resolvi fazer um post de estilos de decoração como um guia de onde se deve começar. 

O primeiro passo é saber o quais são os estilos mais comuns, vou me ater aos que acho mais interessantes como o clássico, rústico, retrô e moderno.
O segundo passo é saber misturar os estilos. A maioria das pessoas gosta de um ambiente moderno, mas com um toque de classe e aquele sentimento de "casa da vovó".
Abaixo separei alguns itens que se pode aproveitar de cada estilo de decoração sem que se tenha que reformar todo o ambiente ou a casa inteira. Às vezes apenas um elemento pode mudar a cara do local.
Existem muitos outros estilos, só que na minha opinião eles variam dentro desses grandes, vale a pena conferir e fazer uma lista como um guia do que se deve aproveitar.

Ambientes clássicos:

Estes são fáceis reconhecer pois parece que o próprio D. Pedro viveu ali. Existem alguns elementos que ainda são muito utilizados para decoração atualmente como as sancas de teto, os lustres sofisticados, a predominância do branco e as cortina piso-teto. Alguns móveis de estilo provençal ajudam muito também, porém tem que ser dosado.


Um pouco mais moderno...




Ambientes rústicos:

É a típica casa de praia/campo. A madeira predomina. Itens artesanais se encaixam perfeitamente. Palha e pedra finalizam a composição. Prefiro este estilo em varandas e áreas externas pois é uma composição que traz conforto e aconchego. A madeira pode ser usada nos decks e móveis, a palha em cadeiras e bancos, a pedra são os seixos/pedriscos do jardim. Aqui cabe bem tecidos com estampas étnicas pontualmente.







Ambientes retrô:

Apesar do nome, este é um estilo que apareceu nos últimos anos. Ele tenta recuperar itens de outras décadas que fizeram sucesso e recebem configurações mais modernas. Não confunda vintage com retrô. O vintage é algo que você reaproveita e que já têm alguns anos de vida, já o retrô se compra novo em uma loja, porém o design é antigo.
Para um toque de retrô recomendo usar alguns móveis/eletrodomésticos pontualmente, de preferência em um ambiente de cores neutra pois eles já são coloridos e chamam muita atenção. Além disso é uma moda que pode passar rápido e implica em uma reforma muito custosa caso isso aconteça.
Gosto especialmente das cadeiras de tiras de plástico, dos móveis de pés "pontudos", e das cores.







Ambientes modernos: 

Para ficar fácil entender, digo que este é o estilo das casas de jovens ricos que aparecem nos filmes. Geralmente são ambientes bem amplos, com peças modernas, tecnologia e obras de arte. A cor preta é um coringa. Eu confesso que acho um pouco pálido, mas caem super bem nas telonas.
As lojas de decoração geralmente utilizam esses estilo em suas vitrines, então o consumidor adquire peças modernas e esperam que elas tragam o aconchego das casas tradicionais. Outro problema é que elas exigem uma organização extrema, se algo ficar fora do lugar já dá poluição visual. A dica aqui é utilizar uma peça de um outro estilo que agrade para suavizar o ambiente.



 


A mistura com o estilo industrial é uma tendência atualmente.


Achei um site legal que ajuda a descobrir qual é seu estilo. Para quem interessar: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bancadas de banheiros

Percebi uma tendência ultimamente nos sites/redes sociais que falam sobre decoração para bancadas de banheiros. Na maioria dos casos, se apr...